Uncategorized

Ementa disciplina no COS

Início das aulas: 21 de fevereiro de 2013, quinta-feira, 16h

Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP

DisciplinaSeminário de Pesquisa da Linha II – Turma A

Professor: Profª. Drª. Lucia Leão (cód. 7253)

Área de Concentração: Signo e Significação nas Mídias.

Linha de Pesquisa II: Processos de Criação nas Mídias.

Horário: 5ª feira, das 16h às 19h.

Semestre: 1º semestre 2013

Créditos: 03 créditos

Carga horária: 225 horas

 

 

Ementa:

 

Conceitos de ciência, teoria e pesquisa. O papel da teoria e da pesquisa no desenvolvimento da ciência. A inserção da comunicação como área de conhecimento. Seu caráter inter e transdisciplinar e suas interfaces e complementaridades com ciências afins. As distinções entre epistemologia, lógica e metodologia. Tipos de raciocínios e os métodos deles derivados. O método da ciência. O papel dos procedimentos, técnicas e instrumentos na metodologia. Tipos de métodos e tipos de pesquisa em comunicação. Passos para a elaboração de projetos de pesquisa para o desenvolvimento da pesquisa. A disciplina tem por objetivos instrumentalizar o aluno na elaboração de seu projeto de pesquisa; estimular leituras críticas de textos de fundamentação teórica e promover reflexões em grupo. O programa é composto por três módulos de discussão: características e conceitos fundamentais da pesquisa no campo da comunicação; aspectos críticos e criativos da pesquisa em comunicação digital; processos e criação em redes. O quadro teórico-epistemológico de referência envolve pensadores do campo da comunicação, teoria e arqueologia das mídias e cultura digital. Em termos metodológicos, o curso é composto por aulas, discussões em grupo e seminários, de dois tipos: resenhas das principais referências bibliográficas e apresentação de etapas do processo de pesquisa dos alunos. Ao final do curso, os alunos apresentarão publicamente a versão final dos projetos. A avaliação é processual e composta por: seminários, leituras, participação nas discussões em sala de aula e nas redes online; redação final e apresentação do projeto.

 

Bibliografia básica:

 

HUHTAMO, Erkki e PARIKKA, Jussi (2011). Media archaeology: approaches, applications and implications. Berkeley: University of California Press.

GITELMAN, L. (2006). Always already new: media, history and the data of culture. Cambridge, Mass: MIT Press.

KITTLER, F. A. (2010). Optical media: Berlin lectures 1999. Cambridge, UK: Polity.

LEÃO, L. (2002). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Ed. SENAC.

ZIELINSKI, S., e LINK, D. (2006). Variantology 2: on deep time relations of arts, sciences and technologies. Köln: Buchhandlung Walther König.

 

Bibliografia Adicional:

 

DELEUZE, G. e F. Guattari (1995). Mil platôs – Capitalismo e esquizofrenia, vol.1. Rio de Janeiro: Editora 34.

GALLOWAY, A. R., & THACKER, E. (2007). The exploit: a theory of networks. Minneapolis: University of Minnesota Press.

FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana (2011). Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina.

LATOUR, Bruno (2005). Reassembling the social: An introduction to actor-network-theory. Oxford, UK: Oxford University Press, 2005.

MORIN, E. (1998). O Método 4. As idéias. Porto Alegre: Ed. Sulina.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s