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11° Encontro internacional de arte e tecnologia (#11.ART): homo aestheticus na era digital

Museu Nacional da República, 2 a 7 de outubro de 2012

Departamento de Artes Visuais, Universidade de Brasília

O cérebro como paisagem: políticas das imagens e mediações estéticas nos processos criativos contemporâneos

Lucia Leão[1]

Resumo

Os processos criativos contemporâneos, ao explorarem as possibilidades combinatórias dos meios digitais, articulam procedimentos de apropriação, deslocamento e recriação que remetem às propostas da colagem (Leão, 2012). Fundados na lógica operacional dos arquivos e bancos de dados, procedimentos de tradução e montagem buscam criar novas conexões e sentidos. Como as dinâmicas de circulação das imagens digitais potencializam o exercício de entrelaçamentos e recombinações entre diferentes domínios e campos do saber? Considerando imagem no sentido amplo proposto por Latour (2004): “qualquer signo, obra de arte, inscrição ou figura que atua como mediação para acessar alguma outra coisa”, pretende-se verificar os processos de apropriação de imagens cientificas nas mediações estéticas das práticas artísticas, especificamente no uso de imagens advindas de visualizações do cérebro humano (Beaulieu,2002). Nos deslocamentos operados pelo gesto criador, as neuroimagens são figuras inscritas nos códigos informacionais e se traduzem em paisagens midiáticas.

Palavras-chaves: Comunicação; Signo e significação nas mídias digitais; Processos de Criação nas Mídias; Arte e ciência; imagem e Imaginário; visualização de dados.


[1] Lucia Leão é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É autora de vários livros, entre eles: O labirinto da hipermídia e O chip e o caleidoscópio. É Pós Doutora em Artes pela UNICAMP e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. lucleao@pucsp.br.

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