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FAT 4.0 – Festival de Arte e Tecnologia 4.0

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS
24 a 28 de setembro de 2012
Organização:
Grupo de Estudos em Estética e Linguagem na Arte e no Design (UFMS-CNPq)
Núcleo de Estudos Experimentais em Arte e Tecnologia (CCHS-UFMS)

Resumo FAT Lucia Leao :: Conferencista Convidada

Labirintos do tempo: a imagem-cristal e os processos de criação transdisciplinares
Lucia Leão

Resumo

Como pensar os processos de criação em arte e tecnologia? Como compreender a natureza de procedimentos que avançam rumo a um tipo de criação transdisciplinar? As poéticas que atravessam campos díspares como a arte, a ciência e a tecnologia são, em suas dinâmicas, processos que exigem um entrecruzamento de saberes (Leão, 2011). No entanto, muitos dos trabalhos criados operam segundo lógicas da interdisciplinaridade e agregam colaboradores que atuam de acordo com suas competências particulares. Pensar uma criação transdisciplinar implica compreender a necessidade de um pensamento complexo organizador que não apenas relacione saberes, mas que opere na constituição de uma rede em sinergia. Nesse cenário, o artista se torna o também engenheiro, o programador de software, incorporando lógicas desses campos do saber. Da mesma forma, o engenheiro e o programador, em movimentos de um devir-artista, se abrem para investigações estéticas. Na presente conferência, procuramos aproximar a concepção de imagem-cristal desenvolvida por Deleuze com objetivo de refletir sobre a criação transdisciplinar. Nosso ponto de partida é o conceito de imagem que Gilbert Durand desenvolve na obra ‘A imaginação simbólica’. Para ele, as imagens são como sementes que fazem “criar aquilo que vemos” (Durand 1988, p. 68). Nesse sentido, como a imagem-cristal de Deleuze pode nos auxiliar na reflexão acerca da criação transdisciplinar? Compreendida a partir da imagem do tempo em Bergson, a imagem-cristal evoca labirintos. No cristal, passado e presente, atual e virtual são imagens que desvelam circuitos de contínua mutabilidade.

Palavras-chaves: Processos de Criação nas Mídias; Arte e tecnologia; Imagem e Imaginário; Visualização de dados.

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